Zombie Walk Ganha destaque na edição de hoje de "Diário do Pará"

Capa do Diário do Pará 31/10/09

Segue o texto da matéria.

Existem inúmeras maneiras de se tornar um zumbi, de antigas maldições vodus a vírus alienígenas. Mas se você não está interessado em apodrecer e se alimentar de cérebros humanos, talvez seja mais seguro investir na maquiagem pesada e no sangue falso e se juntar à horda de (aficionados por) zumbis enfurecida da Zombiewalk Belém.

“Zumbi está na moda”, afirma Emerson Coe, organizador do evento que já está na sua quarta edição. “As pessoas têm um fascínio por essas coisas.”

Do horror ao cômico, todas as mídias parecem ter sido contaminadas pelos mortos-vivos. A piada começou em fevereiro desse ano, com o lançamento do livro “Pride and Prejudice and Zombies”, de Seth Grahane, que revisita o clássico da escritora Jane Austen. Outra vítima foi a gigante dos quadrinhos Marvel, que lançou a série “Marvel Zombies 4”, na qual Wolverine, Homem-Aranha e Hulk são “zumbificados”. No cinema, quem faz as honras é a comedia de humor negro “Zombieland”, estrelada por Woody Harrelson e ainda sem previsão de estreia no Brasil.

Capa do caderno Você - Diário do Pará 31/10/09

“Os zumbis são uma crítica à sociedade em que vivemos. Tudo é tão mecânico que perdemos a sensibilidade. As pessoas já agem como zumbis na vida real. Assumir seu lado zumbi ajuda a lidar um pouco com isso e se divertir.”

E zombiewalk soa mesmo como a hora e o lugar para isso. O cortejo que irá tomar as ruas de Belém hoje vai partir da Praça da República, seguindo pela avenida Tamandaré a travessa São Francisco, onde haverá a Dead Man’s Party.

Zombiewalk é uma modalidade flash mob, que pode ser definida como uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação inusitada previamente combinada. Mas a versão zumbi vem ganhando força e está se tornando uma manifestação global. De Berlim a Brasília, milhares de fãs de horror fantasiados usam redes sociais para organizar as turbas vindas do além.

“Estamos ganhando público. É como uma invasão zumbi. No final nós vamos dominar o mundo”, afirma Emerson.

4° Zombiewalk Belém


Zumbis como conhecemos apareceram pela primeira vez no clássico de Romero “A noite dos Mortos Vivos” de 1968, mas tais mortos vivos já eram vistos em outros clássicos do cinema como “White Zombie” de 1932 com Bela Lugosi e “Plan 9 From Outer Space” de Ed Wood. Mas o zumbi que tanto sentimos medo e que até hoje é referencia é mérito de Romero. Depois disso os zumbis infestaram a cultura pop. Desde os mestres do terror/horror italiano como Lucio Fulci e Sérgio Bonelli tanto no cinema como nos quadrinhos, até a série televisiva Big Brother já usaram os zumbis como tema.

A Zombiewalk é uma tendência moderna conhecida por Flash Mob que visa reunir as pessoas de forma inesperada para determinada ação. Começou no Canadá em 2003 e Belém foi a primeira cidade da América do Sul a sediar o evento em 2006. No dia 31/10 teremos a 4° edição do nada tradicional cortejo, o encontro será na praça da república pra galera dar os últimos retoques na cicatriz e preparar o sangue falso(ou não) e se esquentar pra sair pela cidade assustando os populares.

Ao término da caminhada a dispersão será no Sabor e Arte, na São Pedro Atrás do Shopping, um espaço com ar condicionado e aconchegante pra nenhum morto vivo ficar com a maquiagem derretendo. Lá ocorrerá a Dead Man Party com os Dj’s residentes da Control mais os Dj’s Dança no Escuro agitando os que forem incansáveis. Ainda vai rolar promoção para zumbis e não zumbis com Chopp de 300ml a R$1,50 dentro do Happy Hour mais inusitado da cidade. Agora é usar a criatividade e que comece a Marcha dos Mortos!

Serviço: CONTROL Produções apresenta:
4° Zombiewalk Belém

Data: 31/10/2009
Hora do Encontro: 16:00 horas
Hora da Saída: 17:00

Trajeto Zombiewalk: (concentração)Praça da República, Av. Tamandaré, Shopping’s, São Pedro, Sabor e Arte (dispersão).

Dead Man’s Party:

Local: Sabor e Arte - São Francisco n°450 (em frente ao Impacto)

Di Grátis

Happy Hour: R$1,50 Chopp 300ml


Dj’s Control + Dj’s Dança no Escuro + Exibição de Filmes de Zumbis


Blog:
http://festascontrol.blogspot.com/

Twitter:
http://twitter.com/controlinc

Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=45100369

"Pride and Prejudice and Zombies" transforma o clássico de Jane Austin em saga de horror trash

por Malu Porto - 7 de outubro de 2009

Parece que o século XXI chegou ao mundo da cultura quebrando todos paradigmas, metendo o pé na porta e proferindo o lema: “ninguém é de ninguém!”.

Primeiro na música, com os inusitados Mashups que mesclam ritmos e bandas como Nirvana e Rick Astley, Sepultura e lambada.

Depois foi o cinema que ganhou curiosas repaginações de gênero e enredo, fazendo a febre dos internautas no Youtube.

Agora, a bola da vez é da literatura.

Tente imaginar o inimaginável, aquilo que transcende qualquer barreira do nonsense: pense na trama de um dos bucólicos romances de Jane Austen sendo invadida por uma praga de zumbis enlouquecidos.

Forcei a barra? O pior é que não, pois é exatamente isto que acontece com o novo best-seller norte-americano “Pride and Prejudice and Zombies” (Orgulho e Preconceito e Zumbis).

Escrito, ou coescrito, pelo roteirista de televisão Seth Grahame-Smith, o livro é um tipo de "copy-paste" do clássico de Austen, em que Seth apenas substituiu algumas passagens para ditar o tom de “horror trash”, com direito a vísceras, matanças sanguinolentas, cadáveres apodrecendo, luta de espada ninja e canibalismo. O conteúdo é 85% original de Jane, por isso mesmo que na capa vemos uma obra escrita “a quatro mãos”.



Para se ter uma ideia, o início do original “Orgulho e Preconceito”, escrito nos idos 1813, que conta a saga das adoráveis irmãs Bennet e sua busca para conseguir um marido na elitista e aristocrática sociedade britânica, começava assim: “It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune, must be in want of a wife.”*

Na versão de “Orgulho e Preconceito e Zumbis” a frase é parodiada desta forma: "It is a truth universally acknowledged that a zombie in possession of brains must be in want of more brains."**

Em entrevista ao NY Times, o escritor afirma que foi obrigado a ler o romance em questão durante seu tempo de colégio, mas que a história o “levou às lágrimas de tanto tédio”, então decidiu acrescentar ação e violência para torná-lo um pouco mais divertido aos leitores. Bom, se for o caso então, eu sugiro "Iracema", de José de Alencar", versão "Christiane F.".

E você, o que pensa desses mashups literários?

------------------------------------------------------------
* É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa. - tradução de Lúcio Cardoso.

** É uma verdade universalmente conhecida que um zumbi, possuidor de cérebros, deve estar necessitando de mais cérebros.

Matéria retirada do Blog: http://www.colheradacultural.com.br/content/20091007011546.000.4-M.php

Ataque zumbi no Pará.

Outubro. 1980 d.C., MARICELA, BRASIL

As notícias desta insurreição vieram da ONG Green Mother, um grupo ambiental que busca chamar a atenção do mundo para as condições de vida dos índios locais, sofrendo a apreensão e destruição de suas terras. Pecuaristas tentando atingir seus objetivos pela violência se armam e partiram para a aldeia indígena. Ao entrarem na floresta tropical, foram atacados por outros inimigos, muito mais assustadores: uma horda de mais de trinta zumbis. Todos os pecuaristas ou foram devorados ou reanimados como mortos-vivos. Dois sobreviventes conseguiram chegar até a cidade vizinha de Santarém. Seus avisos foram ignorados, e registros oficiais descrevem a batalha como uma rebelião indígena.


Três brigadas do exército entraram em Maricela. Sem encontrar nenhum indício de mortos-vivos avançaram para a aldeia indígena. O incidente que se seguiu foi oficialmente negado pelo governo brasileiro, assim como o conhecimento de um ataque de mortos-vivos. Relatos de testemunhas oculares descrevem o massacre exatamente assim, com tropas do governo destruindo qualquer ser andante, zumbis ou humanos. Ironicamente, os menbros da Green Mother também negaram a história, alegando que na verdade o governo brasileiro que “fabricou” o boato dos zumbis como justificativa para o massacre dos índios. Uma evidência interessante vem de um major do Estado-Maior Brasileiro. Ele se lembra de que, nos dias que precederam a batalha, quase todos os lança-chamas do país foram requisitados. Após a operação as armas foram devolvidas sem carga.

FONTE: O guia de sobrevivência a zumbis (Max Brooks @2004, Rocco)

THE NEUSINHA BRIZOLA EXPERIENCE - ZUMBI



The Neuzinha Brizola Experience e uma banda eletrônica doméstica que se dedica exclusivamente a fazer covers de canções outrora interpretadas pela diva máxima do new wave brasileiro Neusinha Brizola.