IAP recebe seminário estadual cineclubista

O Instituto de Artes do Pará (IAP) recebe, nos próximos dias 25 e 26, o Seminário Estadual para a Autosustentabilidade Cineclubista, realizado pela Associação Cultural Tela Brasilis, com patrocínio da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura.

Durante o evento, serão debatidos temas como a importância dos circuitos alternativos de exibição cinematográfica, a formação de redes cineclubistas locais, a memória e as possibilidades de autosustentabilidade dos cineclubes. O seminário tem parceria do IAP, através do Núcleo de Produção Digital (NPD).

Com as tecnologias digitais de captação, manipulação, armazenamento e exibição de filmes, a atividade cineclubista – caracterizada principalmente pela exibição sem fins lucrativos, experimenta uma verdadeira ebulição. Atualmente, existem mais de 300 ações deste tipo em todo o País, segundo o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

No ano passado, a Associação Tela Brasilis realizou, no Rio de Janeiro, os primeiros debates sobre a importância de um circuito sustentável de exibição audiovisual que possa garantir ao público acesso gratuito, mas ao mesmo tempo possibilite aos produtores, realizadores e distribuidores a remuneração por seus trabalhos, assegurando a continuidade da oferta cultural, sob a ótica da economia da cultura.

Além dos debates, foi realizada também uma feira de negócios, direcionada ao produtor audiovisual independente e de pequeno forte, uma iniciativa já no caminho da autosustentabilidade.

Para fortalecer o cineclubismo nos Estados, a Tela Brasilis pretende focar, nos seminários estaduais, a discussão de temas como leis de incentivo e programação, além de incentivar a constituição de Federações Estaduais de Cineclubes.


Programação

  • Dia 25, segunda-feira:
    16h – Leitura da Carta dos Direitos do Público – Afonso Gallindo, diretor Norte do Conselho Nacional de Cineclubes
    16h10 às 17h30 – Mesa redonda: Autosustentabilidade Cineclubista, com
    Eduardo Ades, produtor executivo do Tela Brasilis; e Caio Cesaro, coordenador de Comunicação e Circuito da Programadora Brasil.
    Mediação: Paulo de Carvalho, coordenador do Cineclube Marajó

    17h30 às 18h30 – Palestra: Cine Mais Cultura, com Frederico Cardoso, coordenador executivo do Cine Mais Cultura, curador e diretor da Mostra Rio das Ostras de Cinema e coordenador do projeto Cinemaneiro.

    18h30 às 20h30 – Painel: Circuito Cineclubista do Pará, com Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará e programador do Cine Olímpia; Augusto Pacheco, gerente do Cine Líbero Luxardo e programador do Cine Estação; Marlise Muinhos, coordenadora do Cine Sesc; Lana Machado, do Cineclube Alexandrino Moreira; Rogério Parreira, do Cineclube Pedro Veriano (Fundação Curro Velho); e Rafael Alcântara, do Cine EGPA.
    Mediação: Arnaldo Prado Jr., sócio-fundador do Cine Clube Juventude


  • Dia 26, terça-feira:
    10h às 11h30 – Mesa redonda: Conselho Nacional de Cineclubes - Formação de Redes Locais, com Afonso Gallindo, Frederico Cardoso e Caio Cesaro
    Mediação: Odimarina Avelino, coordenadora cultural do Sesc

    15h às 16h30 – Mesa redonda: Memória do Cineclubismo do Pará, com Luzia Miranda Álvares, crítica de cinema de O Liberal; Pedro Veriano, cineasta e crítico de cinema; Vicente Cecim, escritor, cineasta e crítico de cinema; e Afonso Gallindo
    Mediação: Marco Antônio Moreira

    16h30 às 18h – Painel: Circuito Cineclubista do Pará, com Mateus Moura, fundador da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e coordenador do Cineclube Aliança Francesa; Arthur Leandro, do Cineclube Nangetu e do Projeto Cinema de Rua; Paulo de Carvalho; Emanoel Freitas, diretor do Fest Cine Itinerante; e Francisco Weyl, coordenador do Cineclube Amazonas Douro.
    Mediação: Afonso Gallindo

Serviço:

Circuito em Construção – Seminário Estadual para a Auto-Sustentabilidade Cineclubista. Dias 25 e 26, no Instituto de Artes do Pará (IAP), na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica. Inscrições gratuitas até dia 25, segunda-feira. Informações: 4006-2947.


Nenhum comentário: